ESPAÇO PARTICULAR SEM QUALQUER RELAÇÃO LEGAL COM A IGREJA

sábado, 23 de maio de 2009

COMUNICAR-SE COM AMOR

Os profetas e apóstolos modernos ensinaram que “o marido e a mulher têm a solene responsabilidade de amar-se mutuamente e amar os filhos, e de cuidar um do outro e dos filhos.“
A comunicação no casamento inclui todos os pensamentos, sentimentos, atos ou desejos transmitidos de modo verbal ou não verbal entre marido e mulher. A boa comunicação é uma manifestação de amor. Contribui para a compreensão e respeito mútuos, reduz conflitos, aumenta o amor e abre o caminho para os níveis mais elevados de intimidade humana. Todos os casais casados podem aprender a comunicar-se de modo eficaz.
O que seus hábitos de comunicação revelam sobre seu amor pelo cônjuge?
Como você pode demonstrar amor — e aumentar seu amor — usando uma boa comunicação?
O AMOR E A BOA COMUNICAÇÃO
Uma comunicação bem-sucedida e positiva é essencial para um casamento saudável.
Quando os cônjuges se comunicam com amor, aumentam a união e a compreensão.
Fortalecem-se e apóiam-se mutuamente ao longo da vida.
Victor Cline, psicólogo e membro da Igreja, observou: “Verifiquei, em trinta anos de aconselhamento conjugal, que aprender novas técnicas de comunicação, assistir a seminários
sobre técnicas de relacionamento ou ler todos os melhores livros sobre o assunto não ajudam a curar as feridas conjugais, a menos que as pessoas envolvidas desenvolvam um espírito contrito ou sintam o coração enternecer-se. Esse abrandamento do coração precisa acontecer, via de regra, em ambos os cônjuges, ainda que o principal culpado pelos problemas seja um deles. Embora nunca se possa forçar um cônjuge a mudar, você pode mudar. Você pode optar por amar e perdoar a despeito de tudo o mais que venha a acontecer.
O resultado, em geral, será uma modificação na atitude e comportamento do cônjuge”.
Enumere o que você pode fazer agora para começar a mudar seu coração. Assuma a resolução de efetuar essas modificações a despeito do que seu cônjuge decida fazer.
MELHORAR A COMUNICAÇÃO
À medida que seu coração se enternecer, talvez você precise desfazer hábitos de comunicação
negativos e desenvolver outros que reflitam e reforcem sua mudança de coração. As recomendações a seguir o ajudarão a melhorar a comunicação em seu casamento.
Eliminar as Palavras Destrutivas Dirigidas um ao Outro
Durante mais de vinte anos, o psicólogo John Gottman estudou as interações entre casais.
Identificou quatro indicadores de que um casal está rumando para o divórcio:
Criticar: “Atacar a personalidade ou caráter do cônjuge”.
Desprezar: Insultar ou rebaixar o cônjuge; indicar por palavras ou atos que você o considera “estúpido, repulsivo, incompetente, um perfeito idiota”.
Ficar na defensiva: Ficar sempre na defensiva diante de reclamações, críticas ou desdém apresentando desculpas, negando, discutindo, queixando-se ou jogando o problema nas costas do cônjuge, em vez de tentar resolvê-lo.
Isolar-se: Afastar-se física ou emocionalmente do outro quando ocorrer um desacordo,
tornando-se uma parede intransponível.
“A proporção mágica é de 5 para 1”, afirmou Gottman. Quando sentimentos e interações positivos aconteciam cinco vezes mais do que as interações e sentimentos negativos, “era provável que o casamento permanecesse estável”.
Reconhecer e Aceitar as Diferenças entre Você e o Cônjuge
Algumas pessoas se comportam como se acreditassem que o marido e a mulher devessem pensar e agir exatamente da mesma forma. Se você reconhecer, aceitar e apreciar as diferenças entre os dois, será mais compreensivo e atento às necessidades do outro e à maneira dele de agir.
Identificar Pensamentos Destrutivos
Será difícil comunicar-se de maneira positiva se você tiver pensamentos negativos sobre seu
cônjuge. Os pensamentos negativos tendem a ser distorcidos; costumamos superestimar nossos pontos fortes e relevar nossas fraquezas e exagerar as fraquezas do cônjuge e minimizar
seus pontos fortes. Corrija quaisquer pensamentos distorcidos que você tiver combatendo-os, procurando evidências de que são inexatos, mudando a perspectiva sobre as atitudes questionáveis do cônjuge e considerando que pode haver boas intenções por trás de seu comportamento. Ore a fim de receber auxílio para ver o cônjuge como o Senhor o vê.
Usar Boas Técnicas de Comunicação
Você pode fazer um esforço consciente para praticar e consolidar técnicas que o ajudarão a comunicar-se com mais eficácia. Para melhorar a comunicação, você pode fazer o seguinte:
Mostrar-se interessado e atencioso quando o cônjuge estiver falando. Demonstre de modo não verbal que se interessa pelo que ele disser mantendo contato visual sem encarar e prestando atenção em vez de mostrar-se distante ou entediado.
Fazer perguntas. Faça perguntas que convidem o cônjuge a exprimir-se, como: “Parece que há algo que o perturba. Gostaria de falar a respeito?”
Ouvir ativamente. Em certos momentos, reformule o que ouvir. Um exemplo: “Você está preocupado por achar que seu chefe não gosta de você”. Ao reformular o que o outro disse, você demonstra que se interessa e que compreende a mensagem do cônjuge. Caso tenha entendido mal, o cônjuge poderá esclarecer.
Expor as intenções. Ao abordar um assunto difícil, primeiro identifique e exponha suas intenções — o que você quer para o relacionamento, para o cônjuge e para si mesmo. Por exemplo: “Quero que saiba que o amo e que desejo que nos sintamos próximos e capazes de confiar plenamente um no outro”. Ao externar intenções positivas, ajudará o cônjuge a compreender que você está começando a conversa para resolver problemas e fortalecer o relacionamento, não para criticar ou reclamar.
Usar frases na primeira pessoa do singular. Quando estiver aborrecido, faça frases
com o pronome “eu” ao externar sentimentos pessoais, em vez de frases cujo sujeito seja o
outro, que dão a entender que a culpa é dele. Por exemplo: “Fico chateado quando o aluguel
não é pago em dia”, em vez de: “Você é irresponsável e isso me irrita”. As frases com “você” pressupõem julgamento e imputam culpa. Provocam ressentimento e levam o outro a ficar na defensiva.
Concordar com a verdade. Concorde com o que for verdade ao receber críticas ou culpa. Quando você assume a responsabilidade por seus erros, pode acalmar as discussões e aumentar sua credibilidade. Caso negue a verdade, tenderá a intensificar os problemas e se mostrará fraco e culpado.
Elogiar o cônjuge. Os elogios sinceros melhoram a comunicação. Como Gottman sugeriu, “O fato de relembrar o cônjuge (e você mesmo) que você muito o admira costuma ter um impacto vigoroso e positivo sobre o restante da conversa”.
Expressar as preferências com clareza. Externe seus desejos e expectativas ao cônjuge.
Pode ser que ele não saiba o que você deseja e espera de um relacionamento. Use de bom senso ao falar de suas aspirações; alguns anseios e desejos são inadequados, nocivos ou contrários aos princípios do evangelho.
Examinar o Modo de Comunicação (Processo versus Conteúdo)
Às vezes os casais dão tanta atenção às questões imediatas, como quem vai levar o lixo, que não reconhecem que a maneira de se comunicarem (o processo) é o maior problema. Por exemplo, pode ser que a esposa queira continuar ferrenhamente uma discussão enquanto o marido se recusa a falar, na tentativa de evitar conflitos. A tenacidade dela provoca a retirada dele, e esse afastamento a leva a prosseguir acaloradamente a discussão. Quando eles identificarem e corrigirem o processo (ela diminui a agressividade e ele pára de distanciar-se), poderão resolver com mais facilidade os problemas que dizem respeito a ambos.
Examine seus processos de comunicação. Veja o que pode fazer para evitar práticas que
comprometam sua capacidade de comunicar-se.
COMUNICAR-SE COM EFICÁCIA
O Élder Marvin J. Ashton, do Quórum dos Doze, indicou como as pessoas podem aprender a comunicar-se com mais amor: “Oro ao Pai Celestial para que nos ajude a comunicar- nos de modo mais eficaz no lar por meio da disposição para sacrificar-nos, ouvir, externar sentimentos, evitar julgamentos, manter a confiança e praticar a paciência. (...) Que nosso Pai Celestial magnânimo e bondoso nos ajude em nossas necessidades e desejos de uma comunicação familiar mais eficaz. A comunicação pode ajudar a fortalecer a unidade familiar se nos empenharmos e nos sacrificarmos para isso”.

Fortalecer o Casamento - Guia de Recursos para Casais

1 Comentário:

Lúcia Severo disse...

Maravilhoso! Indiquei no meu Blog.

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO