ESPAÇO PARTICULAR SEM QUALQUER RELAÇÃO LEGAL COM A IGREJA

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Eu Sou o Caminho







Às vezes, as experiências mais memoráveis com as escrituras vêm por meio de padrões que subitamente nos chamam a atenção quando as lemos. Por exemplo, alguma vez você já atentou para a freqüência com que o Evangelho de João menciona as palavras “Eu sou”, ditas por Jesus? Quando dizia isso, Jesus estava normalmente fazendo uma comparação a fim de ensinar às pessoas quem Ele é e o que Ele representa para elas. Observe cuidadosamente algumas dessas comparações e aprenderá muito a respeito do Salvador.
 

O Pão da Vida

“Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. (...) Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre” (João 6:35, 51).
A festa da Páscoa judaica comemora a libertação de Israel da escravidão no Egito. Na ceia servida por ocasião dessa celebração, os israelitas comem pão não levedado. Quando essa celebração se aproximava, Jesus realizou o milagre de alimentar 5.000 pessoas. Muitos dos que viram o milagre passaram a segui-Lo porque Ele lhes dera comida. Então, Ele lhes ensinou a procurar a comida “que permanece para a vida eterna” (João 6:27). Em seguida, ensinou-lhes a respeito do maná, lembrando-os de que fora enviado do céu para alimentar os israelitas no deserto. Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida”, ensinando-lhes a respeito do alimento espiritual que o Pai Celestial enviou por meio Dele, assim como da promessa de vida eterna que Ele trazia.
Mais tarde, em outra celebração da Páscoa, Jesus usou o pão para representar Seu corpo como parte do sacramento. Quando comemos o pão semanalmente durante o sacramento, estamos-nos lembrando de Jesus Cristo — de Seu sacrifício e Ressurreição e da promessa de continuamente termos alimento espiritual por meio da companhia do Espírito Santo.


A Luz do Mundo

 
“Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8:12). 

Jesus chamou a Si mesmo de a Luz do Mundo durante a Festa dos Tabernáculos. Todas as noites, durante essa festa, as luzes do templo eram acesas para simbolizar a Luz de Deus, que era enviada ao mundo. João declarou que Jesus era “a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo” (João 1:9).

Por meio do Profeta Joseph Smith, o Senhor revelou que a Luz de Cristo “vem por meio daquele que ilumina vossos olhos; e é a mesma luz que vivifica vosso entendimento” e “que dá vida a todas as coisas [e] é a lei pela qual todas as coisas são governadas” (D&C 88:11, 13).


Nossa mente e espírito são iluminados por Jesus Cristo. Sua luz guia nosso caminho, ajudando-nos a discernir entre o bem e o mal, mostrando-nos o caminho da vida eterna.
 

A Videira
 
“Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:5). 

Jesus comparou-Se à videira principal. Essa videira não apenas mantém toda a planta enraizada no solo, como também nutre todas as videiras menores, que são ramificações frutíferas dela. Jesus Cristo é nossa âncora e fonte de alimento e crescimento espiritual. Por meio Dele, ganhamos a força de que precisamos para viver dignamente e fazer boas obras. Ele é também o alicerce da Igreja e a força da autoridade que a Igreja tem para pregar o evangelho e espalhar-se pelo mundo afora.

O Bom Pastor

 
“Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido” (João 10:14).
As principais responsabilidades de um pastor são conduzir as ovelhas até o alimento e água e levá-las de volta ao rebanho em segurança.
O pastor também protege as ovelhas de perigos como animais e ladrões. Uma vez que conhece o rebanho, ele é capaz de perceber quando uma ovelha está perdida, e ir ao seu encontro. Suas ovelhas lhe são submissas e nele confiam plenamente.
Jesus, o Bom Pastor, chama-nos quando nos desviamos do caminho, e aprendemos a atender a Sua voz. Ele nos guia às pastagens seguras da salvação e vida eterna, protegendo- nos dos perigos da morte e do pecado.
 

“Eu Sou”
 
“Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou” (João 8:58).
De certa maneira, dizendo apenas “Eu sou”, Jesus revelou tudo. Ao dizê-lo, Ele declarou ser o Criador do mundo e Jeová, o Deus do Velho Testamento, cujo nome literalmente significa “Eu sou” (ver Êxodo 3:14).
Jesus é o Filho de Deus, o Messias e Salvador, que nos salva do pecado e da morte. Pelo fato de ser quem Ele é e pelo que fez por nós, podemos ter vida eterna e nos tornar quem estamos designados a ser.



A Liahona Março de 2008

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO