ESPAÇO PARTICULAR SEM QUALQUER RELAÇÃO LEGAL COM A IGREJA

sábado, 24 de outubro de 2009

Atividade da Primária da Estaca

Hoje teve uma atividade da primária na nossa Estaca, foi bem legal. Teve pula pula, boliche, piscina de bolinha, escorregador, labirinto e muito refrigerante e cachorro quente.

Vejam algumas fotos que a Néia tirou:


Vera (2ª Cons. da Primária da Estaca) e sua filha Isabelle




Maria Isabel (1ª Cons. da Primária da Estaca)


Vinicius e Diego (meus filhões)

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Como é feita a doação de medula óssea?

Algumas pessoas me perguntaram como é feita a doação de medula óssea, segue abaixo como o procedimento é realizado.

Após a confirmação da compatibilidade entre o doador e receptor e  confirmada a decisão sobre a doação , o resultado é encaminhado ao centro transplantador , e é lançada a possível data do transplante. Confirmada a data, o centro que coletará a medula do doador desencadeará a realização dos exames clínicos, laboratoriais e de imagens do doador, ou seja, a realização do work up do doador.

O potencial doador deve ser avaliado com exame físico e testes laboratorias, a fim de garantir a segurança do receptor, evitando transmissão de doenças, bem como a segurança do próprio doador.

Essa avaliação deve considerar idade, sexo, doenças crônicas, avaliação das funções hepáticas e renal, tipagem ABO e HLA, sorologias, vacinações recentes, teste de gravidez, radiografia de tórax, eletrocardiograma e avaliação psiquiátrica.

Existem duas formas de doar as células progenitoras ou células-mãe da medula óssea. Uma relacionada à coleta das células diretamente de dentro da medula óssea (nos ossos da bacia)  e a outra por filtração de células-mãe que passam pelas veias (aférese).

1) A coleta direta da medula óssea é realizada com agulha especial e seringa na região da bacia . Retira-se uma quantidade de medula (tutano do osso) equivalente à uma bolsa de sangue. Para que o doador não sinta dor, é realizada anestesia e o procedimento dura em média 60 minutos. A sensação do doador é de média intensidade e permanece em média por uma semana (2 a 14 dias), semelhante a uma queda  ou uma injeção oleosa. Não fica cicatriz, apenas a marca de 3 a 5 furos de agulhas. É importante destacar que não é uma cirurgia, ou seja, não há corte, nem pontos. O doador fica em observação por um dia e pode retornar para sua casa no dia seguinte.

2) A coleta pela veia é realizada pela máquina de aférese. O doador recebe um medicamento por 5 dias que estimula a multiplicação das células- mãe. Essas células migram da medula para as veias e são filtradas. O processo de filtração dura em média 4 horas, até que se obtenha o número adequado de células. O efeito colateral mais frequente deste procedimento é devido ao uso do medicamento ,que em alguns doadores pode dar  dor no corpo, como uma gripe.

É necessária a avaliação pela enfermagem do acesso venoso periférico do doador.
Os riscos para o doador são praticamente inexistentes. Até hoje não há nenhum relato de nenhum acidente grave devido a esse procedimento. No caso da punção diretamente dos ossos da bacia, os doadores de medula óssea costumam relatar um pouco de dor no local da punção.

O médico vai informar sobre qual a melhor forma de coleta de células. Dependendo da doença e da fase em que se encontra, o paciente pode se beneficiar mais com uma forma de doação.

O transplante só será realizado quando o paciente estiver pronto para recebê-lo, esta resolução cabe ao médico que está acompanhando o paciente.

O doador por possuir uma medula sadia e bom estado de saúde, reconstituirá o que doou rapidamente e poderá voltar às atividades normais. Em casos especiais e raros, como compatibilidade com outra pessoa, o doador poderá doar novamente a medula óssea.







segunda-feira, 19 de outubro de 2009

DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA

Nosso amado irmão Lucindo de Jesus Ferreira, que recentemente voltou de missão, recebeu o diagnóstico que necessita urgente de realizar um transplante de medula óssea.

Ele é irmão do meu cunhado, é da Estaca Grajaú.

A família agradece a todos as pessoas que puderem se dirigir ao HOSPITAL DAS CLÍNICAS em São Paulo para ver a compatibilidade para doação.

O código a ser informado no Hospital é 13888827- G.

Que o PAI CELESTIAL abençoe a todos.


  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO