ESPAÇO PARTICULAR SEM QUALQUER RELAÇÃO LEGAL COM A IGREJA

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Escutar os Filhos

Os filhos tendem a comportar-se bem quando se sentem valorizados e respeitados. Você pode ajudá-los a sentirem-se assim ao escutá-los e aceitar seus sentimentos. Em certos casos, eles terão sentimentos que talvez não sejam de seu agrado. No entanto, os sentimentos indesejáveis tendem a mudar quando os filhos têm a oportunidade de falar a respeito deles. Seguem sugestões de como escutar:
Mostre-se interessado e disposto a escutar. Sente-se e preste atenção a seu filho. Se suas palavras manifestarem interesse, mas seus atos revelarem descaso ou impaciência, o filho acreditará em sua linguagem corporal.
Faça perguntas que induzam seu filho a falar. Você pode, por exemplo, dizer: “Parece que algo o incomoda. Gostaria de falar a respeito?”, “Qual é sua opinião sobre isso?” ou “Fale mais”.
Identifique e nomeie os sentimentos do filho. Seus filhos se sentirão à vontade quando você for capaz de identificar os sentimentos deles e dar-lhes nome. Eles saberão que outra pessoa os compreende. Você pode dizer: “Você ficou magoado quando o João não o convidou para a festa, não é?”
Escute ativamente e parafraseie o que ouvir. Escute cuidadosamente sem interromper. Durante as pausas, reformule o que julga ter compreendido do que seu filho está dizendo e sentindo. Deixe seu filho corrigir o que você disse. Seja respeitoso e demonstre empatia. Não distorça a mensagem de seu filho nem adicione idéias.

Fortalecer a Família p. 12

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO