ESPAÇO PARTICULAR SEM QUALQUER RELAÇÃO LEGAL COM A IGREJA

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Embaixador e Cônsul Geral do Brasil em Los Angeles, José Alfredo Graça Lima visita a sede da Igreja em Salt Lake City



De 1º a 5 de abril, esteve em Salt Lake City e assitiu a Conferência Geral, o embaixador José Alfedo Graça Lima, após aceitar convite da Presidência da Área Brasil.

Nomeado cônsul-geral do Brasil em Los Angeles desde o início do ano, Graça Lima tem prestado cerca de 40 anos de serviço público, tendo servido como diplomata há muitos anos em várias regiões do mundo. Já serviu como cônsul-geral em Nova York, exerceu importantes funções como embaixador do Brasil em Bruxelas, com importante missão dentro da União Européia. No Governo Federal, é conhecido como o principal negociador do Itamaraty.

O consulado do Brasil em Los Angeles tem sob sua jurisdição os Estados do Arizona, Nevada, Idaho, Montana, Wyoming, Hawai e Utah. Ele tem a importante missão de aprovar todas as emissões de vistos dos missionários americanos que servem no Brasil. Durante sua visita a Salt Lake City, o embaixador conheceu muito sobre a história, fé, crenças e o trabalho que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias desenvolve no mundo e no Brasil. “Foi uma oportunidade maravilhosa. Assim que recebi o convite para passar esses dias aqui, informei ao Itamaraty. Prontamente recebi aprovação oficial do Ministério das Relações Exteriores para essa viagem”, comentou Graça Lima.

Dentro de sua agenda de visitas, ele percorreu o Centro de Ajuda Humanitária e o conheceu o Programa de Bem-estar da Igreja. Lá, observou toda a estrutura que há como forma de apoio aos necessitados. Também caminhou pela Praça do Templo e conversou com as missionárias, uma delas brasileira, que o levaram para um tour. Na mesma tarde Graça Lima assistiu ao filme o “Legado” e ficou impressionado com a fé e coragem dos pioneiros mórmons. “Eles tinham uma missão divina e não desistiram” comentou ao final. Graça Lima conhece bem o valor de não desistir. Ele é maratonista. Já correu algumas vezes a Maratona de Nova York e cerca de cinco vezes a São Silvestre, entre outras.

Outro momento que o deixou bem impressionado foi a visita ao Centro de Históra da Família. “Percebo a importância do valor familiar para vocês. Tudo remete à família. O templo, a luta dos pioneiros. Tudo que vocês fazem. Sem família não somos nada. O interessante é que vamos aprendendo esse valor real com o passar dos tempos, quando ficamos mais velhos. Minha mãe tem 95 anos e é viva. Tenho filhas e netos. Amo minha esposa. Família é tudo.” salientou o embaixador no final dessa visita.

Graça Lima teve a oportunidade de almoçar e estreitar os laços de amizade com os Élderes Charles Didier, Ulisses Soares e Stanley G. Ellis da Presidência da Área Brasil, além do Élder Claudio R. M. Costa, membro da Presidência dos Setenta. No final do encontro, Élder Didier presenteou Graça Lima com literatura da Igreja, “A Proclamação ao Mundo – A Família”, e CD do Coro do Tabernáculo. “Embaixador, somos gratos por sua visita e pelo grande e bom trabalho que tens desenvolvido com a Igreja na concessão dos vistos dos missionários que servem no Brasil”, enfatizou Élder Didier. “Obrigado por essa visita. Tem sido maravilhoso estar aqui. Quanto aos vistos, é nosso dever”, respondeu o embaixador.

Em um dos dias, o cônsul-geral foi a Provo e conheceu o Centro de Treinamento Missionário (CTM). Lá conheceu mais sobre o papel e valor do trabalho missionário para a Igreja. Um momento marcante da visita aconteceu quando Graça Lima reuniu-se com um grupo de cerca de 10 jovens brasileiros que estão indo para missões em diversas regiões do mundo. Por mais de 30 minutos ele convesou com os missionários. Alguns deles estavam indo para o Japão, outros Canadá, outros Missão Praça do Templo. Élder Ben Banks, missionário e um dos responsáveis por receber convidados da Igreja em Salt Lake City compartilhou: “Embaixador, quando voltam após seu serviço missionário, esses jovens servem como embaixadores. Eles defendem, lutam e amam o povo que serviram. Assim acontece com cada jovem americano que serve no Brasil”. “Eu não tenho dúvida disso. Jovens, aproveitem essa oportunidade. Façam o trabalho. Vocês tem aqui vários diplomatas”, finalizou Graça Lima.

Um momento descontraído foi quando ele soube que um dos rapazes estava indo para Los Angeles. “Eu moro lá. Não deixe de me visitar. Aqui está meu cartão.”, disse o embaixador. Os outros missinários então exclamaram: “Nossa ! Uma referência”.

Após essa visita ao CTM, o encontro foi na BYU. Recebido por membros da presidência da universidade, o embaixador discursou para alunos brasileiros que estudam Relações Exteriores e concedeu entrevista para a BYU Television. Em seguida, almoçou com professores do Curso de Lingua Portuguesa. “Estou impressionado. Todos os americanos aqui falam português. Nunca vi isso em nenhum outro lugar do mundo. Estou honrado com essa recepção tão calorosa”.

O embaixador também teve um encontro com profissionais do Departamento de Viagens da Igreja. Na reunião, foram tratados assuntos referentes ao processo de concessão de vistos para os missionários. Um clima de muita cordialidade e amizade. “Como consulado, nosso dever é ajudar o máximo na concessão desses vistos. Eu entendo o valor da causa”.

Como conclusão desses dias de visitas e reuniões, Graça Lima assistiu a 1ª sessão - de domingo - da Conferência Geral. Apaixonado pelo Coro do Tabernáculo Mórmon, ficou impressionado com a apresentação “The Music and Spoken Word”. “Que coisa linda é esse centro de conferência. Nunca vi algo assim.”, comentou. Ele ouviu atentamente aos discursos e comentou sobre o discurso proferido pelo Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, que falou sobre Páscoa e Cristo – “Foi tocante e emocionante.”, disse ele. Graça Lima deixou a cidade no domingo a tarde. No aeroporto expressou: “Vou embora cheio de gratidão pela recepção de todos e pelo que aprendi e senti.”

Fonte: Nei Garcia

Assuntos Públicos Brasil A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

www.lds.org

www.maosqueajudam.org.br

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO