ESPAÇO PARTICULAR SEM QUALQUER RELAÇÃO LEGAL COM A IGREJA

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Eu Sou o Caminho







Às vezes, as experiências mais memoráveis com as escrituras vêm por meio de padrões que subitamente nos chamam a atenção quando as lemos. Por exemplo, alguma vez você já atentou para a freqüência com que o Evangelho de João menciona as palavras “Eu sou”, ditas por Jesus? Quando dizia isso, Jesus estava normalmente fazendo uma comparação a fim de ensinar às pessoas quem Ele é e o que Ele representa para elas. Observe cuidadosamente algumas dessas comparações e aprenderá muito a respeito do Salvador.
 

O Pão da Vida

“Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. (...) Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre” (João 6:35, 51).
A festa da Páscoa judaica comemora a libertação de Israel da escravidão no Egito. Na ceia servida por ocasião dessa celebração, os israelitas comem pão não levedado. Quando essa celebração se aproximava, Jesus realizou o milagre de alimentar 5.000 pessoas. Muitos dos que viram o milagre passaram a segui-Lo porque Ele lhes dera comida. Então, Ele lhes ensinou a procurar a comida “que permanece para a vida eterna” (João 6:27). Em seguida, ensinou-lhes a respeito do maná, lembrando-os de que fora enviado do céu para alimentar os israelitas no deserto. Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida”, ensinando-lhes a respeito do alimento espiritual que o Pai Celestial enviou por meio Dele, assim como da promessa de vida eterna que Ele trazia.
Mais tarde, em outra celebração da Páscoa, Jesus usou o pão para representar Seu corpo como parte do sacramento. Quando comemos o pão semanalmente durante o sacramento, estamos-nos lembrando de Jesus Cristo — de Seu sacrifício e Ressurreição e da promessa de continuamente termos alimento espiritual por meio da companhia do Espírito Santo.


A Luz do Mundo

 
“Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8:12). 

Jesus chamou a Si mesmo de a Luz do Mundo durante a Festa dos Tabernáculos. Todas as noites, durante essa festa, as luzes do templo eram acesas para simbolizar a Luz de Deus, que era enviada ao mundo. João declarou que Jesus era “a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo” (João 1:9).

Por meio do Profeta Joseph Smith, o Senhor revelou que a Luz de Cristo “vem por meio daquele que ilumina vossos olhos; e é a mesma luz que vivifica vosso entendimento” e “que dá vida a todas as coisas [e] é a lei pela qual todas as coisas são governadas” (D&C 88:11, 13).


Nossa mente e espírito são iluminados por Jesus Cristo. Sua luz guia nosso caminho, ajudando-nos a discernir entre o bem e o mal, mostrando-nos o caminho da vida eterna.
 

A Videira
 
“Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:5). 

Jesus comparou-Se à videira principal. Essa videira não apenas mantém toda a planta enraizada no solo, como também nutre todas as videiras menores, que são ramificações frutíferas dela. Jesus Cristo é nossa âncora e fonte de alimento e crescimento espiritual. Por meio Dele, ganhamos a força de que precisamos para viver dignamente e fazer boas obras. Ele é também o alicerce da Igreja e a força da autoridade que a Igreja tem para pregar o evangelho e espalhar-se pelo mundo afora.

O Bom Pastor

 
“Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido” (João 10:14).
As principais responsabilidades de um pastor são conduzir as ovelhas até o alimento e água e levá-las de volta ao rebanho em segurança.
O pastor também protege as ovelhas de perigos como animais e ladrões. Uma vez que conhece o rebanho, ele é capaz de perceber quando uma ovelha está perdida, e ir ao seu encontro. Suas ovelhas lhe são submissas e nele confiam plenamente.
Jesus, o Bom Pastor, chama-nos quando nos desviamos do caminho, e aprendemos a atender a Sua voz. Ele nos guia às pastagens seguras da salvação e vida eterna, protegendo- nos dos perigos da morte e do pecado.
 

“Eu Sou”
 
“Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou” (João 8:58).
De certa maneira, dizendo apenas “Eu sou”, Jesus revelou tudo. Ao dizê-lo, Ele declarou ser o Criador do mundo e Jeová, o Deus do Velho Testamento, cujo nome literalmente significa “Eu sou” (ver Êxodo 3:14).
Jesus é o Filho de Deus, o Messias e Salvador, que nos salva do pecado e da morte. Pelo fato de ser quem Ele é e pelo que fez por nós, podemos ter vida eterna e nos tornar quem estamos designados a ser.



A Liahona Março de 2008

1 Comentário:

Adriana disse...

Quero pedir a todos os amigos que acessam esse blog maneiríssimo do Nilson para orar pela saúde de nosso amado vovozinho que está internado no hospital Ribeirão Pires com um caso delicado de saúde.
Obrigada a todos!
Adriana Siqueira

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO